Filhote de tamanduá-mirim é resgatado em distrito de Jucás

 
Um filhote de tamanduá-mirim foi capturado pelos Bombeiros no início da tarde deste sábado (25), em um distrito de Jucás, Centro-sul do estado do Ceará. De acordo com a corporação, a ocorrência é atípica para a região. Entretanto, este foi o quarto animal da espécie resgatado neste mês de julho.
Segundo o tenente-coronel Nijair Araújo, o animal foi levado para um local com disponibilidade de água e alimento. “Quando havia Ibama aqui em Iguatu, deixávamos lá. Hoje, como não existe mais nenhuma unidade na cidade, selecionamos lugares afastados, onde exista fauna e flora apropriadas, e tentamos devolver o animal para o habitat natural”, afirma Nijair.
O filhote pode ser da mesma família dos outros resgatados anteriormente. “Ele foi encontrado na Vila São Pedro. É um distrito que fica em torno de 30 km de distância de Iguatu, bem distante dos dois lugares que os outros foram capturados, na Vila Gadelha e na Chapadinha”, explica.
O comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares afirma ainda que os tamanduás são dóceis e que sua aproximação às áreas residenciais se dá por busca de água e alimentação.
Recentemente, também foram capturados onze teiús. Estes foram encaminhados para uma fazenda. “Tivemos contato com ele [responsável pela fazenda] e os teiús se reproduziram. Então, há uma recuperação da fauna local e a preservação das espécies”, conclui.
A operação foi comandada pelo subtenente César, do Corpo de Bombeiros da cidade de Iguatu, e pelos soldados Fernandes e Steinel.
 
O POVO

Postagens mais visitadas