O acionamento para a ocorrência aconteceu por volta das 17h30min de ontem. O fogo atingiu uma área situada na altura do bairro Edson Queiroz e se estendia no sentido à região que compreende a Praia do Futuro, na Capital. Foram empregadas guarnições do quartel da 2ª Companhia de Bombeiros do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado no bairro Mucuripe, com o reforço operacional do Quartel Central do Corpo de Bombeiros.
“Na ocasião, a guarnição por terra chegou ao foco que estava a aproximadamente 500 metros da via e fez o combate. Nós sobrevoamos para verificar se havia outros pontos com fogo, mas visualmente não foi possível identificar. Conseguimos ver por meio do infravermelho da aeronave da Ciopaer”, explica o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Jectan de Oliveira, que embarcou na Fênix 02 para orientar os bombeiros militares em terra.
O capitão PMCE Elton Oliveira, relações-públicas da Ciopaer, explicou sobre a contribuição do equipamento para o êxito da ação. “O Flir, imageador infravermelho, permite localizar pontos de calor no terreno. Na Fênix 02 estava embarcado o tenente coronel BM Jectan, que transmitiu para as equipes em solo a localização com precisão dos focos de incêndio, permitindo uso de recursos humanos e materiais mais eficientes”, disse.
O CBMCE utilizou a viatura Auto Incêndio Florestal 01 (AIF 01) dotada do kit para combate a incêndios dessa natureza, que têm como principal função chegar a lugares de difícil acesso onde as viaturas robustas e pesadas não podem alcançar. As chamas foram debeladas por volta de 21 horas. O Parque Estadual do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno.
