Prefeitura de Coreaú determina isolamento social rígido na cidade

 


A Prefeitura de Coreaú, cidade localizada a 300 quilômetros da capital cearense, determinou a adoção de medidas de isolamento social rígidas após aumento dos casos de confirmações de pacientes infectados com o novo coronavírus no último mês de janeiro. O endurecimento nas regras e decisão de fechar estabelecimentos comerciais de serviços não-essenciais foi informado por meio de decreto municipal.

Conforme decreto publicado pela Prefeitura nessa segunda-feira (1º), o 'lockdown' está previsto para durar até o próximo dia 11 de fevereiro. O isolamento rígido é voltado para todo o município, no entanto, há determinações ainda mais específicas para o distrito de Araquém, com intuito de evitar disseminação da Covid-19 no restante da cidade.

Na determinação do isolamento social rígido em Araquém está prevista a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas com a ressalva de situações, como: deslocamento para atendimento médico, para o trabalho e para serviços de entrega. Para o restante da cidade foi feita recomendação de suspender a circulação da população.

Proibições

Em Coreaú estão proibidos eventos de qualquer natureza que causem aglomeração de pessoas e aulas presenciais nas escolas públicas e privadas. De acordo com a Prefeitura, em nenhuma localidade da cidade está autorizado o funcionamento de bares e restaurantes, academias, templos, igrejas, salões de beleza e barbearias.

Nos estabelecimentos de serviços essenciais fica autorizada a entrada de apenas um membro da família, com uso obrigatório da máscara individual de proteção e respeitando o distanciamento mínimo.

"Fica determinada a realização de blitz sanitária, para orientar e conscientizar os transeuntes, condutores e passageiros, tanto da sede quanto dos distritos, acerca da prevenção da Covid-19", segundo trecho do decreto.

Punição

Ainda de acordo com a Prefeitura de Coreaú, o descumprimento do decreto sujeita o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal. Proprietários de estabelecimentos devem ser advertidos por escrito e, caso exista reincidência, pode ser multado e o estabelecimento interditado por sete dias. A multa é de até R$ 75 mil, por dia.

 

(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas